Há alguns anos, alguém me puxou de lado e encheu meus ouvidos com sua agitação emocional. Foi tudo por causa de algo que eu fiz. Acredito que eles se sentiram excluídos de uma atividade que havíamos planejado e despejaram suas queixas sobre mim. Foi doloroso e penoso ouvir. Fiquei magoada com as palavras, porque pareciam sem fundamento.
Você já passou por isso? Claro que sim. É a vida. Situações como essas acontecem o tempo todo...
• Palavras amargas e feias são derramadas e doem como nenhum outro tipo de ferida porque penetram profundamente.
• Gestos impensados ferem sentimentos, fazendo com que a pessoa se sinta mal-amada e esquecida.
• São cometidos atos físicos cruéis contra pessoas inocentes, prejudicando-as e mudando as suas vidas.
Pense nessas três declarações acima e como elas fizeram parte da vida de José no livro de Gênesis. Gênesis 37:8 nos fala de algumas das palavras amargas que foram ditas a José:
“E seus irmãos lhe disseram: Verdadeiramente reinarás sobre nós? ou você realmente terá domínio sobre nós? E eles o odiaram ainda mais por seus sonhos e por suas palavras.”
Os versículos 23 e 24 nos falam de alguns dos atos mesquinhos cometidos pelos irmãos: “E aconteceu que, quando José chegou a seus irmãos, eles tiraram de José a túnica, a túnica de muitas cores que ele vestia; E eles o pegaram e o lançaram numa cova.”
Em Gênesis 40:23 mostra a verdade sobre a imprudência de um homem que poderia ter ajudado José na prisão, mas se esqueceu dele!
Quando coisas difíceis acontecem conosco, naquele momento pensamos que nunca vamos superar isso. Parece que o que aconteceu mudou nossa vida para sempre. Alguns podem dizer: “Nunca mais serei feliz”.
Recentemente, enquanto lia Gênesis, li o testemunho de José sobre sua cura. Ele disse no capítulo 41:51 - “E José chamou o nome do primogênito Manassés: Porque Deus, disse ele, me fez esquecer todo o meu trabalho e toda a casa de meu pai.”
Todas as palavras amargas, ações maldosas e negligência dos outros foram esquecidas! Como assim? Deus lhe deu a bênção de um filho. Junto com isso, ele foi restaurado, até promovido pelo Faraó e recebeu uma esposa maravilhosa e piedosa. Todas essas bênçãos vieram das mãos amorosas de Deus. Concentrando-se na bênção, José esqueceu as provações, sofrimentos e mágoas do seu passado.
Qualquer que seja a situação difícil pela qual você esteja passando agora, não durará para sempre, e Deus, no Seu tempo, permitirá que você tenha uma vaga lembrança dos detalhes de tudo isso - especialmente quando você se concentra na Sua bondade e não na situação dolorosa. Precisa de um começo? Uma das maiores bênçãos para meditar é que Deus escolhe esquecer nossos pecados!
Jeremias 31:34 diz: “Porque perdoarei a sua iniquidade e não me lembrarei mais dos seus pecados”.
Se Deus pode esquecer nossos pecados e fazer com que José esqueça os pecados de seus irmãos, Ele pode ajudar você e eu a fazer o mesmo! Deus nos ajuda, mas devemos fazer a nossa parte para perdoar, concentrando-nos nas bênçãos de Deus, e não nas feridas que experimentamos. Em breve esqueceremos quais eram essas queixas.
Agora, deixe-me contar o que fulano me disse há alguns anos atrás... Hummm, pela graça de Deus eu esqueci, e estou feliz.
Que palavras, situações ou pecados você precisa orar para esquecer? Perdoar irá revigorá-la e evitar que você se torne amarga.
Denise Cunningham
Comments