top of page
Buscar
Foto do escritorPara mulheres

57. A Esposa de Isaías

Atualizado: 24 de mai. de 2023


Existem muitos profetas mencionados na Palavra de DEUS por meio dos quais, DEUS transmitiu a mensagem DELE para o povo de Israel. Alguns destes escreveram a Palavra de DEUS, inspirado pelo ESPÍRITO SANTO de DEUS, em um livro. Todos os livros escritos por estes profetas são de igual importância. Cinco dos livros são chamados “Profetas Maiores” porque são maiores do que os outros 12 livros proféticos. Doze livros são chamados “Profetas Menores” porque são livros menores. Os “Profetas Maiores” são Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel. Os “Profetas Menores” são Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.


Poucas vezes as esposas dos profetas são mencionadas e na maioria das vezes nem sabemos se o profeta era casado. No estudo 56, vimos que DEUS usou o relacionamento do profeta Oséias com a sua esposa Gomer como ilustração do amor DELE para com Israel e da infidelidade do povo. DEUS usou a morte da esposa de Ezequiel, que era amada pelo profeta, para ilustrar o que aconteceria futuramente a seu povo Israel. (Ezequiel 24.15-27)


No livro escrito pelo profeta Isaías, é interessante observar que DEUS fez questão de mencionar a sua esposa. Tem somente um versículo sobre ela e não dá o seu nome. O que diz Isaías 8.3 sobre esta mulher?


O que você acha de como seria estar casada com um profeta? Será que ele compartilhava ou comentava o que DEUS lhe dizia com a sua esposa?


No tempo dos reis Saul, Davi e Salomão havia um só reino na terra de Israel. Durante o reinado de Reoboão, o filho de Salomão, o reino foi dividido em 2 partes. Israel, com 10 das Tribos ficou conhecido como o Reino do Norte. Em Judá, o Reino do Sul havia somente 2 Tribos- Judá e Benjamin. Alguns dos profetas ministraram em um ou outro destes dois reinos. Outros como Ezequiel, falaram aos dois reinos. (Ezequiel 2.3) O livro do profeta Isaías fala sobre acontecimentos envolvendo os dois reinos. O livro fala sobre coisas eminentes e futuras, sobre a vinda do MESSIAS e o sofrimento DELE. Isaías escreveu sobre a infidelidade do povo em rejeitar a DEUS, adorar ídolos e seguir as nações pagãs. Ele foi usado por DEUS para avisar o povo do que aconteceria por causa desta infidelidade.


Isaías foi profeta durante o reinado de vários reis de Judá, o Reino do Sul. Quais foram? (Isaías 1.1)


Observe o que a Palavra de DEUS diz sobre cada um destes reis. Como foi para a esposa de Isaías, a profetisa, viver durante estes tempos? Uzias – (II Crônicas 26:1-5, 15-16, 23); Jotão – (II Crônicas 27.1,2,6); Acaz – (II Crônicas 28.1-4); Ezequias – (II Reis 18.1-30)


Dois filhos da profetisa e de Isaías são nomeados no livro. Os seus nomes foram escolhidos por DEUS para falar com Israel. Se houveram mais filhos, as Escrituras não mencionam.


As Escrituras não dão informações sobre a atuação da esposa de Isaías. Talvez DEUS a usou para falar às mulheres. Pode ser que Isaías compartilhou com ela o que O ESPÍRITO SANTO lhe inspirou a escrever. Ao pensar sobre isso, vamos nos colocar no lugar dela ao ler algumas coisas que Isaías talvez lhe tenha contado.


Como acha que ela se sentiu ao ouvir o que DEUS disse sobre o povo de Israel e o apelo DELE para que SEU Povo voltasse a ELE? (Isaías 1.1-18; e 3.8)


O que você acha que ela disse ao saber o que o seu esposo viu e ouviu ao ser chamado por DEUS para o ministério de profeta? (Isaías 6.1- 13) Vamos olhar mais de perto esta visão. Quando Isaías teve esta visão? (versículo 1) O que aconteceu na vida do Rei Uzias? (II Crônicas 26.1-23) Talvez a profetisa e o seu esposo eram amigos bem próximos do rei e sua família. Será que ficaram muito abalados com a lepra e morte do rei Uzias e não entenderam a severidade do castigo dele?


Além de chamar Isaías, DEUS desejou que Isaías reconhecesse a SUA santidade, perfeição e pureza. Isaías e a profetisa precisavam entender a seriedade em desobedecê-lO. Observe 4 coisas que Isaías aprendeu e com certeza compartilhou com a esposa. 1. DEUS mostrou quão Santo, poderoso e grandioso ELE era (é e sempre será). 2. Olha o que Isaías reconheceu diante do seu Santíssimo DEUS! Que ele era um pecador. 3. Ao reconhecer isso veja o que DEUS fez. 4. Tal como nós, para ter o seu pecado perdoado precisava reconhecer a sua pecaminosidade diante do Perfeito e Santo DEUS! O que será que pensou ao saber da resposta de DEUS à pergunta de Isaías nos versículos 11-13?


O que será que ela pensou sobre o acontecimento de Isaías 7:1-7 e do nome de seu filho Sear-Jasube? Sear-Jasube significa “um resto voltará” ou “voltará um remanescente”. Era uma promessa de DEUS, que mesmo que Israel e Judá futuramente seriam destruídos e que a maioria das pessoas seriam mortas ou levadas para o cativeiro, um resto ou um remanescente do povo viveria e voltaria para Israel.


O que você acha que ela pensou sobre as promessas maravilhosas da vinda do MESSIAS em Isaías 7.14 e 9.6 e 7?


Se você fosse ela, o que acharia da mensagem de DEUS escrita no rolo e do nome do outro filho que era o mesmo escrito no rolo. “Maher-Salal-Has- Baz”. Maher significa rápido ou depressa. (Isaías 8.1-4) O fim de versículo um dá o significado deste nome. Toda vez que ela, seu esposo ou outra pessoa falasse o nome deste filho estariam repetindo o aviso do Altíssimo sobre a Assíria que “logo ou rápido” destruiria Israel, o Reino do Norte.


O que acha que ela falou sobre o que DEUS disse ao seu esposo fazer para chamar a atenção do Povo de Judá? (Isaías 20.1-4)


O que entrou no coração desta profetisa ao ouvir as promessas maravilhosas de Isaías 24.23 e 25.6-9? O que será que falou às mulheres ao seu redor quando ouviam sobre a Assíria que estava chegando cada vez mais perto?


A Assíria veio e o Reino do Norte foi destruído. Havia desobediência e idolatria também no Reino do Sul. A profetisa sabia que Judá seria destruída por continuar desobedecendo. Como acha que ela se sentiu e o que falou ao estar no meio de tantos problemas e tristezas sendo enfrentados? O que é que as palavras de (Isaías 26.3 e 4) trouxeram para a vida dela? O que pode trazer à minha vida e à sua vida hoje em dia ao enfrentarmos problemas?


Como ficou o seu coração ao saber do futuro descrito em Isaías 32.11-18? O que acha que falou ao seu esposo? O que acha que os dois fizeram? Como ficou o coração dela como esposa e mãe ao saber das ameaças do rei Senaqueribe da Assíria sabendo o que este fizera no Reino do Norte? Como pode ter sido a conversa entre ela e o seu esposo? (Isaías 36.1-22; 37.1-5)


Descreva os pensamentos dela ao saber da mensagem que DEUS enviou por meio de seu esposo. (Isaías 37.6-8) Veja exemplos do que acontecia em Israel e Judá. (II Reis 16.4; e 17.7-19 (II Crônicas 36.14-16; Salmo 106.34-48) Ela sabia que DEUS desejava o bem de seu Povo e que ELE desejava abençoar a nação. Conhecia a promessa e o aviso dado por DEUS a Salomão. (I Crônicas 7:14,19-21) Ela sabia que tudo o que estava acontecendo era consequência do pecado e que a destruição era inevitável caso o povo não voltasse para DEUS.


O que diria às pessoas ao seu redor se viessem repetir o que o inimigo disse em Isaías 37.9-13?


Como ficou o seu coração ao saber como Isaías e Ezequias oraram e o que DEUS disse ao seu esposo? Como acha que ela se sentiu ao saber da oração de Ezequias em versículos 14-20? O que falou ao saber da resposta da oração de Ezequias? (II Crônicas 32.20; Isaías 37.21-38)


Quais coisas, que ela e nós, podemos aprender sobre a pessoa de DEUS, sobre as características DELE e a atuação DELE no mundo e nas vidas individuais conforme Isaías 40.1-31? O que significou isso para ela e o seu marido na situação em que viviam? E para você na sua situação? Quais lições podemos aprender com a esposa de Isaías para aplicar às nossas vidas hoje?


O que acha que ela pensou sobre a profecia do sofrimento vindouro do MESSIAS em Isaías 53.1-12 e a razão deste? Nomeie 5 coisas que esta passagem fala sobre o nosso SALVADOR.


Qual o conforto que ela recebeu ao saber o que DEUS disse em Isaías 55.8-13?


A profetisa viveu em tempos difíceis. Existia idolatria, rejeição a DEUS e à SUA Palavra. Muitos não queriam ouvir a mensagem de DEUS transmitida por seu esposo. Ouviu muitas críticas e talvez ela e o seu esposo foram perseguidos por continuarem a confiar em DEUS e na Palavra DELE. Ela e o seu esposo não somente tinham a responsabilidade, mas a alegria de contar a todos sobre o DEUS maravilhoso deles e a maravilhosa esperança que havia em DEUS. O povo continuou a desobedecer e aconteceu o que DEUS disse o que aconteceria. No meio de tudo, ela sabia que a única resposta era DEUS. A força dela, o conforto, o consolo e a razão de viver vinham de DEUS. A Palavra de DEUS era a sua única esperança. ELE é o único e verdadeiro DEUS.


Os problemas desta senhora não deixaram de existir, mas DEUS estava com ela no meio de tudo. Às vezes, os nossos problemas e tristezas também não deixam de existir. Podemos estar certos de que venha o que vier, DEUS está conosco sustentando, fortificando e é a razão do nosso viver. A Palavra de DEUS é o que nos sustém e conforta hoje também. Creio que a profetisa repetiria o que o profeta Habacuque disse no fim do livro que DEUS o inspirou a escrever. (Habacuque 3.17-19) E eu? E você?

141 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

56. Gomer

55. Zeres

54. Ester

1 commentaire


Lívia Couto
Lívia Couto
15 oct.

Amem , palavra do Senhor e viva !😊

J'aime
bottom of page