top of page
Buscar
Foto do escritorPara mulheres

55. Zeres

Atualizado: 24 de mai. de 2023


Zeres é a terceira mulher citada na narrativa do livro bíblico de Ester. Seu nome significa ouro. Seu esposo era Hamã. Eram pais de dez filhos.


Quem era o pai de seu esposo Hamã? (Ester 3.1) A tradição Judaica e o historiador Josefo dizem que Hamedata, o Agagita era descendente de Agague, rei dos Amalequitas. Observe a maneira dos Amalequitas tratarem o povo de Israel quando Israel estava a caminho da Terra Prometida. (Êxodo 17.8-16) O que DEUS disse sobre os Amalequitas? Veja também a profecia de Balaão em Números 24:7, 8 e 15-20.


Veja as ações dos Amalequitas quando o povo de Israel já estava na Terra Prometida. (Juízes 6.3-5, 33; 7:12)


Os Amalequitas tentaram destruir por completo o povo de DEUS. Por esta razão, DEUS ordenou que o rei Saul destruísse o rei Agague e o seu povo. O que fez Saul? (I Samuel 15.1-23) Por não obedecer a DEUS, Saul deixou com que este povo causasse problemas sem fim para Israel. Hamã talvez era descendente deste povo que tentou destruir o povo escolhido de DEUS.


O rei Assuero promoveu o esposo de Zeres sobre todos os príncipes de seu reino. O que você acha que foi a reação de Zeres ao saber desta promoção? E os filhos? Como ficou o próprio Hamã?


Como Hamã foi tratado pela maioria do povo? (Ester 3.1-2) O que aconteceu quando Mordecai que era judeu recusou a prostrar-se diante de Hamã? (Ester 3.3-15) Por que tanto ódio? Lembre-se que possivelmente ele era descendente dos Amalequitas. O ódio para com os judeus passou de pai para filho. Como acha que Hamã sentiu-se depois de receber permissão do rei para destruir Mordecai e seu povo? O que acha que ele falou em casa ao contar para a sua esposa sobre o acontecido e sobre o decreto que fez? Imagine como Zeres reagiu: quais as palavras ditas a Hamã? Será que ficou perturbada em saber que tantas pessoas inocentes morreriam?


Pensando no que Hamã fez, que tipo de homem era? Como você imagina o tratamento dele com Zeres e os 10 filhos?


O que pensa sobre os sentimentos de Hamã ao ser convidado a participar do banquete com o rei e a rainha?


Quando Hamã saiu do banquete com o rei Assuero e a rainha Ester, o que roubou a sua alegria? Qual o conselho que Zeres deu ao seu esposo? (Ester 5.4-14) Por que você acha que ela fez isso? O que a levou incentivar o ódio dele e a construir uma forca para Mordecai? Por que será que ela fez isso? Observando o conselho que ela deu ao marido, descreva o tipo de mulher que ela era.


O que será que Zeres pensou ao saber que o esposo fora convidado para outro banquete? Será que ela gostaria de ter sido convidada para o banquete? Hamã não deveria ter sido convidado anteriormente para um banquete com o rei e a rainha. Sendo assim será que Zeres achou estranho que ele agora fosse convidado para dois banquetes?


Quando Hamã saiu no outro dia de manhã para ir ao palácio, quais foram os pensamentos de Zeres ao saber do pedido que ele ia fazer ao rei? Será que teve algum pressentimento de que algo poderia dar errado? Será que estava tão contente em saber que a pessoa odiada pelo seu esposo seria destruída, e não imaginou que algo errado poderia acontecer?

Descreva a condição de Hamã ao chegar em casa depois de conversar com o rei Assuero e cumprir as ordens em relação a Mordecai. Como sentiu Zeres ao ouvir o acontecido? O que ela e os amigos avisaram a Hamã? (Ester 6.1-14)


Será que Zeres não havia entendido anteriormente que Mordecai era do povo judaico? Qual o aviso dela mostra sobre o seu conhecimento concernente a história do povo de Israel e o cuidado de DEUS para com este povo? Será que sabia das palavras de Gênesis 12.1-3? Quais algumas histórias do povo de Israel que ela conhecia? Hamã não entendeu a veracidade da promessa de DEUS. Quando ele fez o decreto para destruir os judeus, ele se colocou na posição de ser amaldiçoado por DEUS.


Depois de ouvir tudo que Hamã lhe contou, como ficou o coração de Zeres ao ver o seu esposo saindo para ir ao palácio? Com certeza jamais imaginou que Ester fosse judia.


Imagine só sua angústia e desespero ao receber a notícia da morte do esposo. E ao saber do novo decreto que permitia ao povo de Israel se defender? (Ester 7.1-10; 8.1-13)


Descreva a condição desta mãe ao saber da morte dos 10 filhos. (Ester 9.1-13) Que angústia!! Que tristeza!! O preço de ser contra a Palavra de DEUS é caríssimo! Ir contra o Seu povo sempre termina em desastre e tragédia! Israel é o povo escolhido e amado de DEUS. (Veja Salmo 122.6-9; Deuteronômio 14.2; 26.18 e 19; 7.7-8; Zacarias 2.8)


O ódio destrói a própria pessoa que tem este sentimento e todos ao seu redor. Muitas vezes o ódio leva à ira sem controle e ao desejo de vingança. Não vale a pena. Quantas pessoas hoje sofrem as consequências por agirem cheios de ódio e ira? Quantas estão em prisões? Quantas famílias, amizades e pessoas foram destruídas por causa do ódio e da ira de alguém? Quando este sentimento vem na minha vida e na sua vida, precisamos ir a DEUS imediatamente reconhecendo que é pecado. Precisamos confessar este pecado e pedir perdão a DEUS. Precisamos pedir que ELE tire este sentimento de nós. Se assim não fizermos as consequências poderão ser terríveis. (Salmo 37.8; Provérbios 16.32 Eclesiastes 7.9; Colossenses 3.8; I João 1.6-10; 2.9-11) DEUS deseja que haja paz em nossos corações. Somente ELE pode nos dar esta paz por meio da fé em JESUS CRISTO. (Romanos 5.10) Ele deseja e planejou que amemos uns aos outros. Só ELE pode nos ajudar a fazer isso pois ELE é amor. (João 15.12 e 17; I João 4.19-21)


43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

56. Gomer

54. Ester

Comments


bottom of page