Será que eu realmente creio que DEUS é Soberano e que está no controle de tudo e de todos? Será que creio que Romanos 8.28 é verdade pura? Será que creio que o que DEUS fala em Sua Palavra é real e é a verdade?
Conforme o Dicionário, a palavra ‘Soberano’ significa – Que exerce um poder supremo, sem restrição, nem neutralização, supremo, absoluto, magnífico. Supremo significa – Que está acima de tudo, DEUS é superior.
DEUS é Soberano. DEUS é Supremo. Ele está no controle e nunca faz algo errado. ELE me fez como eu sou. Ele fez você como você é. Em minha vida e na sua, nada acontece por acaso. Faço parte da minha família, moro na rua e na vizinhança onde estou porque DEUS tem um propósito na minha vida. Isso inclui os problemas, tristezas e dificuldades que enfrento. ELE não causa o sofrimento ou as dificuldades, mas os usa em minha vida. DEUS me ama. ELE sabe tudo que tem acontecido comigo, tudo o que está acontecendo e tudo o que vai acontecer. ELE tem um propósito especial para a minha vida tal como teve na vida da personagem bíblica: Ester. A soberania de DEUS, SEU controle e SUA atuação são claramente vistos na vida desta mulher. Apesar do nome de DEUS não aparecer no livro de Ester, podemos aprender muito sobre DEUS no estudo do mesmo.
Talvez haja alguém que diga “mas ela era uma rainha e nada tem a ver com a minha vida e os problemas e dificuldades que estou passando. Será? Vejamos.
Ester era judia da Tribo de Benjamim. A sua família, inclusive o seu primo Mordecai, foram tirados de sua terra natal Israel, levados cativos para a Babilônia pelo rei Nabucodonosor. Ela era órfã e foi criada pelo seu primo. (Ester 2.5-7) A Bíblia não dá detalhes sobre a vida ou a morte de seus pais.
Mais tarde, a Babilônia foi conquistada pelos medo-persas. O livro de Daniel, capítulos 1-6, fala mais sobre este cativeiro e a queda (Daniel 5) da Babilônia. Vamos observar como DEUS orquestrou circunstâncias e agiu no tempo perfeito DELE para cumprir o SEU propósito.
Assuero ou Xerxes reinava neste tempo, liderando da fortaleza de Susã. Qual a extensão de seu reino? (Ester 1.1 e 2)
No terceiro ano de seu reinado, ele deu dois banquetes. Para quem foi o primeiro banquete, qual a razão do banquete e quantos dias durou? (Ester 1.3 e 4) Observe a descrição do pátio do jardim do palácio real. (v.6) Para quem ele deu o segundo banquete e quanto tempo durou?
O que aconteceu neste banquete? (Versículos 5, 7 e 8) O que estava acontecendo simultaneamente a este banquete? (v.9)
Qual a condição dos homens no sétimo dia, descrito nos versículos 10 e 11 e o que fez o rei?
Qual a reação da Rainha Vasti? (Ester 1.12) Na sua opinião, por que ela fez isso? O que você teria feito? (Estudo 53 é sobre Vasti)
Como ficou o rei? (Ester 1.12-22) Vasti desobedeceu às ordens do rei e o humilhou diante de todos os seus súditos. A ira e o furor tomaram conta do rei e ele queria se vingar, mas como? Conforme vs. 15, ele queria saber o que podia ser feito para Vasti dentro da lei. Qual a preocupação dos homens em relação a ação da Rainha Vasti? (vs. 15-18 e 22) Qual a sugestão dos seus conselheiros? Nem pararam para pensar sobre o motivo da rainha recusar aparecer diante de um salão de festa cheio de homens bêbados.
Sempre haverá situações e razões em que ficaremos zangados e irados. Existe a necessidade de cuidarmos para não agirmos sem pensar no momento da ira, pois pode levar às consequências desastrosas. Veja alguns avisos bíblicos. (Provérbios 14.17; 22.24; Efésios 4.26 e 27)
Qual a circunstância orquestrada por DEUS aqui?
Depois do rei se acalmar e cair em si, o que aconteceu? (Ester 2.1)
Qual o conselho de seus conselheiros? (Ester 2.2-4) O rei estava sem rainha e existia uma vaga que precisava ser preenchida. O Soberano DEUS estava atuando.
A ordem do rei se cumpria. Não se discutia. Tanto fazia se a moça queria ou não, ela teria que ir. Veja as palavras do versículo 3, “que ajuntem todas as moças virgens”. Era uma ordem do rei.
Entra a personagem escolhida por DEUS para cumprir o SEU propósito. Apesar de ser chamada Ester, qual o seu nome real? (Ester 2.5-8) Às vezes, pensamos em reis como homens lindos, reais príncipes encantados. Como seria o rei Assuero? Será que era feio, bonitão, alto, baixo, magro ou gordo? O que se sabe destes reis é que eram cruéis e mais interessados no seu próprio entretenimento e prazer do que ser um bom rei.
DEUS fez com que Ester fosse levada ao palácio. Ela não escolheu estas circunstâncias. DEUS a colocou lá. O que aconteceu que mostrou que DEUS foi adiante dela preparando o caminho? (vs.9) Em qual ano do reinado de Assuero, Ester veio a ser rainha? (Ester 2.16)
Qual o cuidado do seu primo Mordecai? (Ester 2.10 e 11)
Como eram tratadas as moças e qual o procedimento concernente a ida ao rei? (versículos 12-14) Imagine a competição entre as jovens. Elas tinham regalias, mas com certeza não companheirismo. Já pensou! Não sendo escolhida, a moça iria para o Harém do rei. Uma moça era nada mais do que um brinquedo nas mãos do rei e usada se ele a desejasse para o seu prazer. Observou o que acontecia se o rei nunca mais a chamasse? O que será que acontecia entre as mulheres no Harém?
Qual a diferença entre as ações de Ester e das outras moças? Como Ester foi tratada pelo camareiro, Hegai? (vs.15) Mesmo em circunstâncias fora do controle dela e estando em um lugar que ela não desejava estar, qual o exemplo que ela deu?
Veja o que DEUS, o Supremo Soberano fez? (Ester 2.16-18) Veja a ênfase do conselho e o cuidado de seu primo Mordecai. (Ester 2.19 e 20) Sendo que Ester estava no lugar certo e fazendo exatamente o que DEUS queria que ela fizesse, parece que ela não deveria ter problemas em sua vida. Mordecai se manteve fiel e temente a DEUS. Pode se pensar que ele também não devia enfrentar problemas.
Seguem 3 versículos de um acontecimento cujo resultado demonstra que Deus é perfeito, que seu tempo é perfeito e que ELE controla tudo. O que aconteceu e aonde foi colocado o relato deste? Veja que Ester foi avisada e falou ao rei em nome de Mordecai. (Ester 2:21-23) Como pode alguém esquecer-se de quem salvou a sua vida e simplesmente anotar este acontecimento em um livro histórico? DEUS estava atuando.
Em Ester 3.1-6 entra o vilão e o início de problemas incríveis. Quem era este vilão e como o descreveria? Por adorar somente a DEUS, qual a ação de Mordecai que enfureceu a Hamã?
Será que, por Mordecai ser fiel e temente a DEUS, adorar somente a ELE e sendo que DEUS está no controle de tudo, ele não deveria ser recompensado?
Qual o plano de Hamã e o que fez? (vs.7-14) Observe até onde vai o seu orgulho, altivez e prepotência. Como ele chegou à escolha do dia de sua vingança? Ele então lançou sorte para fazer a sua escolha. Pur é a palavra no singular que significa sorte e Purim é o plural ou sortes. O orgulho de Hamã foi ferido pelo fato de alguém ousar não honrá-lo da maneira que ele achava que devia ser honrado. Veja a que ponto a sua vingança o levou. Nunca reconheceu o erro. O orgulho e vingança podem levar a coisas terríveis. Isso foi feito em qual ano do reinado de Assuero? (vs.7) Quantos anos Ester já era rainha? (Ester 1.1-5; 2.16; 3.7)
Versículo 14 é a segunda vez que se fala de cartas sendo enviadas por todas as províncias. A primeira foi em capítulo 1.22. Relatos históricos deste tempo indicam que o sistema postal do reino era muito bom.
Quem seria morto conforme o decreto? Não teriam o direito nem de se defenderem. Hamã não somente estava interessado na morte do Povo Judaico, mas veja o que diz o fim de versículo de Ester 3.13. Antissemitismo é horrível e perigoso. Olha o que o ódio ao povo de Israel levou Hamã a fazer. Hamã nem sonhava que isso incluiria a rainha. Veja o descaso do rei. (vs.15)
Que marido Ester tinha! Ele estava tão ocupado com sua vida de prazeres que nem procurou saber a veracidade sobre o que Hamã lhe aconselhou. Estava pronto para deixar que milhares de pessoas inocentes do seu reino morressem pelo dinheiro que receberia de Hamã. (Ester 3.9-11) Como você descreveria o rei Assuero?
Ao ler Ester 3.15, coloque-se no lugar do povo judaico espalhado pelo reino do rei Assuero. Como você se sentiria e como agiria? Em Ester 4.1-3 podemos ver só um pouco do horror, angústia, desespero e falta de entendimento de todos, em relação a este decreto. Por que Mordecai não entrou pelo portão do palácio? Mordecai sabia que ele agira corretamente e que tinha obedecido a DEUS. Foi um tempo terrível para ele.
Conforme versículos 4-9, como Ester ficou sabendo do acontecido? Imagine a angústia dela. O que Mordecai pediu para Ester? Veja como DEUS colocou pessoas de confiança como Hatá em volta de Ester.
Qual a resposta de Ester e por que ela respondeu assim? (Ester 4.10-12) Já imaginou não ver o seu esposo por 30 dias e saber que ele estava se divertindo com as mulheres do seu harém. Ester só via o marido quando era chamada à presença dele. Que vida!! Que crueldade existia neste rei!
Veja o recado que Mordecai enviou a sua prima. (Ester 4.13 e 14) Preste atenção na grande confiança que ele tinha em DEUS e nas promessas de DEUS concernente ao seu povo escolhido. Jamais alguém poderia destruir este povo. (Gênesis 12.1-3; Salmo 89.18-37) Se Ester nada fizesse, DEUS levantaria outra pessoa para salvar o seu povo. Observe as palavras de Mordecai e o entendimento de que DEUS colocou Ester como rainha com um propósito. Observe também as palavras “quem sabe se para tal tempo como este chegaste ao reino” foi o que Mordecai disse para ela no vs. 14.
Que decisão! Ela poderia ser morta se fosse ao rei, mas seria morte certa para o seu povo e quem sabe para ela também. Quem mais poderia entrar na presença de Assuero se não a esposa dele, mesmo que ela enfrentasse perigo? Ester reconheceu o fato que precisaria de coragem vinda de DEUS, para fazer o que ela tinha que fazer. Sabia que somente DEUS podia protegê-la, não somente fazendo com que o rei a aceitasse, mas quando falasse contra Hamã que era uma pessoa da confiança do rei. Ela precisava sabedoria para falar o assunto ao rei. Precisava que DEUS tocasse o coração do rei. Qual o recado que ela enviou a Mordecai? (Ester 4.15 e 16)
Versículo 17 diz que Mordecai fez o que Ester disse. Será que nós banhamos em oração as decisões que tomamos? Será que vamos a ELE para saber o que fazer e como fazer? Ester precisou confiar plenamente em DEUS. Precisou estar pronta a dar a sua vida para obedecer a DEUS. Sua fé cresceu ao obedecer. Ela sabia que DEUS estava no controle de tudo. Esta confiança a ajudou para o trabalho que teria de fazer. Como acha que Ester se vestiu para ir ao rei? Será que usou o perfume predileto dele? Como acha que ela se sentiu? (Ester 5.1)
Em Ester 5.20, DEUS respondeu a sua oração! Quão maravilhoso é DEUS! Agora como falar ao rei e pedir pela sua vida e a de seu povo? O rei sabia que Ester jamais viria à sua presença sem ser chamada a não ser por algo muito importante. Olha o que falou. Imagine a curiosidade dele ao ouvir o pedido dela. Um banquete especial para ele e Hamã. O que seria isso? Somente DEUS podia ter dado uma ideia assim. (Ester 5.3-5)
Como acha que Hamã sentiu e o que pensou ao receber este convite?
Pode imaginar como aumentou a curiosidade do rei ao ouvir o pedido de sua rainha durante o banquete? Outro banquete? O que estava acontecendo? (Ester 5.6-8)
Como ficou Hamã? Deve ter saído dali com o nariz mais empinado possível. (Ester 5.9-11) O que atrapalhou a alegria dele? (vs.11 -13)
Hamã já havia conseguido que o rei assinasse um decreto que destruiria não somente a Mordecai como todo o povo dele. A ira e o ódio dele era tamanho que isso não o satisfez. Queria se vingar mais. Como foi a conversa dele em casa e o que fez atendendo o conselho de sua esposa Zeres (Zeres- estudo 55) e de seus amigos? (Ester 5.14) Agora precisaria somente da permissão do rei para enforcar a pessoa que tanto odiava.
Insônia!! DEUS tirou o sono do rei na mesma noite depois do primeiro banquete. Foi exatamente na mesma noite em que Hamã construiu uma forca para Mordecai. DEUS não somente tirou o sono do rei, mas fez com que ele tivesse vontade de ler o livro de registro das crônicas dos acontecimentos de seu reinado!!! Qual o acontecimento que chamou a atenção do rei e o que ele quis saber? (Ester 6.1-3) Esquecimento que DEUS orquestrou e que agora se tornou em memória no tempo certo. Tudo orquestrado pelo Supremo e Soberano DEUS no tempo perfeito DELE.
Por falar em tempo perfeito, veja quem veio cedinho ao palácio! Qual a razão de Hamã desejar uma audiência com o rei tão cedo? (Ester 6:4) Hamã nem sonhava que tinha planejado a morte do homem que salvou a vida do rei. O rei aceitou que Hamã entrasse em sua presença. Antes que Hamã pudesse fazer o seu pedido, o rei Assuero tinha o direito de falar primeiro. Qual a pergunta do rei a Hamã e qual a resposta de Hamã? (vs.5-9) Pela resposta de Hamã e vendo o que as escrituras dizem sobre o que ele pensou, qual era o verdadeiro desejo deste homem? Será que era o trono?
Não somente vemos que o tempo de DEUS é perfeito, mas vemos que ELE tem um senso de humor. Olha o aviso de Salmo 37.34-36 e de Provérbios 16.18. Como acha que Hamã se sentiu ao ouvir as palavras do rei e ter que obedecê-lo? Lembre-se que uma ordem do rei não se discutia. (Ester 6.10 e 11) Descreva os sentimentos de Hamã ao andar pelas ruas da cidade seguindo as ordens do rei. Com certeza as pessoas de Susã sabiam quem era Hamã e que ele era o autor do decreto da matança. Muitos deviam saber também que Mordecai era judeu. Muitos sabiam do ódio de Hamã em relação a Mordecai. Como Hamã foi para casa e o que aconteceu quando ele chegou lá? Qual a sábia observação de Zeres? (vs.12-14) Com o aviso de sua esposa soando aos seus ouvidos ele teve que ir correndo para o banquete com o rei e a rainha.
Chegou a hora! Qual a pergunta do rei Assuero para a sua esposa? (Ester 7.1 e 2)
Qual foi a resposta de Ester e qual a reação do rei ao ouvir as palavras dela? (vs.3-7)
Descreva o sentimento de Hamã ao ouvir as palavras de Ester. Conforme vs. 8, o que ele fez e qual a razão? Qual a reação do rei? Por quê?
Veja o que aconteceu a seguir. (Ester 7.9 – 8.2) Veja o que DEUS diz sobre a vingança em Deuteronômio 32.35 e Romanos 12.19. ELE provou isso na vida de Mordecai.
Qual a razão de Ester ir de novo ao rei e qual o resultado? (Ester 8.3-14) Observe o poder que o rei deu a Mordecai.
Existia uma lei entre os medos e persas que uma vez que uma lei fosse assinada e decretada jamais poderia ser mudada ou revogada. (Daniel 6.14 e15) Não havia uma maneira de anular a lei que decretava a matança do povo judaico no dia 13 de Adar. Mas Mordecai pôde fazer um novo decreto e assiná-lo oficialmente com o anel do rei que dava permissão ao povo de se defender no dia 13 de Adar.
Veja como vs. 15-17 descrevem a aparência de Mordecai e a reação de seu povo ao saber da nova lei. Qual a reação de algumas pessoas que não eram judias?
Como foram os acontecimentos do dia 13 de Adar? (Ester 9.1-16) Conforme vs.3 quem auxiliou o povo e por quê?
Contraste o fim dos versículos 15 e 16 com capítulo 3 e o fim de versículo 13. O povo desejou somente se defender e não ficar com os pertences dos outros.
Só restava agradecer a DEUS, adorá-lO e honrá-lO. Imagine a alegria e regozijo. Como descreveria o coração e o lar de cada judeu (Ester 9:17-19) Eis o início da festa judaica anual de “Purim” que também é chamada “Festa de Ester”. Comemora-se nos dias 14 e 15 de “Adar”. (Geralmente em fevereiro ou março.) (Ester 9:20-32) No versículo 32 diz que tudo isso foi escrito em um livro. Este livro é o livro bíblico de Ester ou o Rolo “Meguilah Ester” que estamos estudando.
DEUS orquestrou as tristezas e dificuldades na vida de Mordecai, na vida de Ester e do povo de Israel espalhado pelo reino do rei Assuero. DEUS sabia o que fazia e ELE agia com um propósito. As dificuldades fizeram com que Ester e Mordecai recorressem a DEUS.
Reconheceram que somente DEUS podia intervir. Eles não sabiam e nem entendiam o que DEUS estava fazendo. Muitas vezes nós também não entendemos o que DEUS está fazendo. Não podemos ver como pode ser para o nosso bem. Sabemos que é para o nosso bem e que ELE tem propósito porque a palavra de DEUS diz isso em Romanos 8.28. ELE está orquestrando as circunstâncias e está no controle, mesmo que não vemos ou entendemos. Vamos seguir o exemplo de Ester e gastar tempo em oração. Vamos gastar tempo na Palavra de DEUS fazendo o que diz Hebreus 12.1 e 2. Somente assim teremos vitória em nossas vidas.
Quais algumas coisas que Mordecai e Ester aprenderam sobre DEUS e o caráter DELE? E você? O que aprendeu sobre DEUS que a ajudará na sua vida? DEUS sabia o que estava no coração de Hamã. Deixou que ele chegasse numa alta posição e agisse de modo orgulhoso. Assim viram quem ele realmente era e DEUS o derrotou. (Veja Salmo 7.15-17; Provérbios 26.27)
Capítulo 10 conta o resultado da fidelidade de Mordecai. Mordecai foi honrado e continuou a amar, proteger e cuidar de seu povo. Isso nos lembra do apóstolo Paulo e do seu grande amor e peso para com o seu povo. (Romanos 9.1-5) Podemos seguir o exemplo destes servos do Soberano e Supremo DEUS, amando e orando pelo povo de Israel e sempre lembrando da promessa de DEUS em Salmo 122.6-9.
O livro de Ester conta do livramento da morte e destruição do povo de Israel. Isto foi um retrato do livramento que JESUS veio providenciar. O SALVADOR JESUS CRISTO nos salva da morte, condenação e destruição muito piores porque são eternas. JESUS morreu em nosso (meu e seu) lugar. ELE pagou o nosso livramento e salvação dando a sua própria vida. Foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia. Está vivo e oferece esta salvação e este livramento a quem desejar recebê-lO. (Romanos 10.13)
O inimigo de DEUS é o nosso também. Ele tentou destruir a nação de Israel durante o tempo de Ester, tentando evitar que O MESSIAS viesse, morresse e providenciasse esta grande Salvação. (Lembra de Faraó e de Atalia?) O SOBERANO, SUPREMO DEUS estava no controle. A nação de Israel jamais seria destruída, pois DEUS prometeu que o SALVADOR viria por meio dela. ELE veio. DEUS cumpriu a sua promessa. ELE deseja dar este livramento e Salvação a você se ainda não o recebeu. Se já o aceitou, será que DEUS deseja lhe usar “para tal tempo como este”, na vida de alguém e para contar a outros sobre o livramento eterno que ELE providenciou?
Commenti