top of page
Buscar
Foto do escritorPara mulheres

53. Vasti

Atualizado: 24 de mai. de 2023


Atrás dos bastidores de um palco sendo preparado pelo soberano DEUS, encontramos Vasti. Existem várias ideias sobre a identidade de Vasti. Uma ideia é que ela era a neta do Rei Nabucodonosor e filha do rei Belsazar, reis da Babilônia. Na noite em que o rei Dario e os medo-persas conquistaram a Babilônia matando Belsazar, ela foi capturada e mais tarde dada ao rei Xerxes ou Assuero como esposa. Outra ideia é que o seu nome realmente era Amestris (nome grego) e era conhecida pela sua maldade, crueldade, sensualidade e seu espírito extremamente independente. Se existe alguma verdade nestas ideias não sabemos por certo e não são mencionadas no relato bíblico do livro de Ester.


Daniel capítulo 5, no Velho Testamento, conta sobre o banquete dado por Belsazar, rei da Babilônia. Durante o banquete, ele mandou trazer da tesouraria os utensílios dedicados a DEUS que eram usados no Templo em Jerusalém. Estes foram trazidos de Israel para a Babilônia quando Nabucodonosor, o pai de Belsazar, conquistou o Reino de Judá. Belsazar e os seus convidados beberam nestes, louvando seus ídolos enquanto bebiam. No mesmo instante, apareceu a parte de uma mão escrevendo algo na parede. Daniel interpretou a escrita. Era um aviso de DEUS ao rei Belsazar que naquela mesma noite, Babilônia seria conquistada pelos medo-persas e que ele seria morto por causa de sua iniquidade e rebelião. Aconteceu exatamente o que DEUS disse que aconteceria. Nada fala de uma filha de Belsazar.


O nome Vasti significa – bela, beleza, doce ou excelente. Ela era a esposa do rei medo-persa, Assuero. As Escrituras nada dizem sobre a aparência do rei. Não diz se era baixo ou alto, gordo ou magro, feio ou bonito nem se realmente amava Vasti. Pode ser que ela foi escolhida pela sua beleza.


Qual a extensão do reino de seu esposo Assuero? (Ester 1.1)


Veja a descrição do pátio do Jardim do palácio real. (Ester 1.6) Imagine como deveria ter sido o interior do palácio e os aposentos da rainha. Como deve ter sido sua vida como rainha?


O que aconteceu no terceiro ano do reinado de seu esposo? (Ester 1.2-5) Para quem eram o primeiro e o segundo banquete e o que faziam os homens? Onde estavam as mulheres? (Ester 1.6-9)


Quais foram talvez algumas responsabilidades da rainha? Será que Vasti ajudou planejar e organizar todos os banquetes? Será que o banquete das mulheres foi ideia dela? Será que ela tinha o direito de opinar sobre qualquer assunto?


Descreva a condição dos homens participando do banquete do rei depois de sete dias de bebedeira. No sétimo dia de banquete, o que o Rei Assuero resolveu fazer e qual a razão? (Ester 1.10 e 11)


Qual a reação de Vasti? (v.12) Por que acha que ela fez isso? Além de outras razões, será que era certo que ela, a anfitriã da festa, deixasse os seus convidados no meio do banquete? O que você teria feito no lugar dela? A seu ver, que tipo de pessoa era Vasti? Qual foi a reação das mulheres participando do banquete dela? Será que vibraram? Será que temeram?


Como acha que os camareiros ficaram ao ouvir a recusa da rainha Vasti? Como voltaram para dar a notícia da recusa de Vasti ao rei? Ao ler o fim do versículo 12, o qual descreve a reação do rei; como imagina o rosto dele diante desta situação?


Sendo que o rei deve ter anunciado que ele estava mandando chamar a rainha e que ela logo viria, qual deve ter sido a reação dos homens ao ouvirem da recusa dela?


Furor e ira podem levar a coisas terríveis, imagine como foi esse furor e ira em um homem que estava bebendo por 7 dias. A ordem do rei não se discutia, deveria ser obedecida. A rainha Vasti não somente desobedeceu às ordens de Assuero, mas o humilhou diante de todos os outros homens. Ele não aceitaria um desfeito deste. Querendo se vingar, o que o rei fez? (Ester 1.13-15) Observe que ele queria ver o que podia ser feito para puni-la dentro da lei.


Qual a resposta dos conselheiros do rei e qual a maior preocupação deles? (Ester 1.16-21)


Qual então seria o castigo de Vasti? Ao ver a preocupação dos maridos, como acha ter sido a vida das mulheres nos seus lares? Como descreveria o tratamento dos seus maridos para com elas?


Observe que apesar de muitas pessoas que desobedeciam ao rei serem mortos imediatamente, Vasti foi deposta e banida e não morta. Ela humilhou o rei e o propósito dele era humilhá-la. Nunca mais poderia entrar na presença do rei ou vê-lo.


O rei não somente fez uma nova lei para poder bani-la, mas veja vs. 22, que conta terem sido enviadas cartas com esta notícia para toda parte de seu reino. Como ficou o rei depois disso? Veremos no estudo 54.


E Vasti? Nada mais sabemos sobre ela. Como acha que ela ficou? Será que se arrependeu? Será que ela achou que valeu a pena sofrer, em vez de ir e se expor diante de um salão de festa cheio de homens bêbados que teriam feito todo tipo de comentários? Será que foi uma humilhação grande demais para ela? Será que foi um alívio não mais ter que ser rainha? Será que ainda mantinha regalias? Ela deve ter ficado no harém. Como deve ter sido o tratamento das outras mulheres do harém para com ela? Será que foi vista como heroína?


O palco agora estava pronto para a próxima cena. Aonde quer que fosse Vasti, com certeza ficaria sabendo que Ester foi escolhida como a nova rainha. Devia saber também sobre o acontecido com Hamã. O que será que pensou? O que será que falou? Será que chegou a ver Ester? Será que ela soube sobre o único e verdadeiro DEUS e O escolheu como o seu DEUS? Só podemos pensar e imaginar.


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

56. Gomer

55. Zeres

Comments


bottom of page